“A precarização das relações de trabalho é fruto de uma visão que despreza a luta por direitos”, afirma Procurador Regional Cássio Araújo

Escrito por ASCOM em .

Tema foi discutido durante entrevista ao podcast “Café Trabalhista”

O Procurador Regional do Trabalho da 20ª Região, Cássio Araújo, foi o primeiro entrevistado do podcast “Café Trabalhista”, que estreou nesta quinta-feira (11). Ele foi entrevistado pelo advogado Geraldo Carvalho.

Durante a conversa, o Procurador Cássio Araújo falou um pouco sobre a sua trajetória no mundo jurídico, até ingressar no Ministério Público do Trabalho (MPT), em 1996. Durante 24 anos, atuou como Procurador do Trabalho em Alagoas e, em 2020, foi promovido a Procurador Regional.

Os aspectos históricos, que deram origem ao Direito do Trabalho, também entraram em pauta. “O Direito do Trabalho começa para contrapor os abusos cometidos durante a Revolução Industrial, na Inglaterra, com a luta pela limitação da jornada de trabalho e a proibição ao trabalho infantil porque, lá, crianças, a partir de três anos, eram colocadas para trabalhar”, explicou Araújo.

Com uma trajetória de destaque no combate ao trabalho escravo e diálogo com as entidades sindicais, através da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis), o Procurador falou sobre o tema e ainda a respeito das relações de trabalho na atualidade, a exemplo dos motoristas de aplicativo. “O que se chama de “modernas relações de trabalho” é a volta a um passado que deve ficar só na história. A precarização que nós temos hoje é fruto de uma visão que tenta desprezar toda essa luta que foi feita no século XIX e chegou ao século XX”, disse o Procurador.

A seguir, confira alguns registros da entrevista:
(Fotos: Podcast Café Trabalhista)

Procurador Regional Cassio Araujo
Procurador Regional Cassio Araujo

Advogado Geraldo Carvalho e Procurador Regional Cassio Araujo
Advogado Geraldo Carvalho e Procurador Regional Cassio Araujo

Imprimir