PROCURADOR DO TRABALHO RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO ITAPORANGUENSE E É HOMENAGEADO PELA MARINHA

 

Um dia de homenagens e reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade sergipana, assim será o dia para o procurador do Trabalho Manoel Adroaldo Bispo. Na manhã desta quinta-feira, dia 13, receberá da Capitania dos Portos de Sergipe a medalha “Amigos da Marinha” e à noite, na Câmara Municipal de Itaporanga D´Ajuda, o Título de Cidadão Itaporanguense. A solenidade especial está marcada para às 19h, na sede do Poder Legislativo do município.

Manoel Adroaldo Bispo nasceu em Aracaju e concluiu o curso de direito pela Universidade Tiradentes em 1991. Antes, formou-se como técnico em química pela Escola Técnica Federal de Sergipe, curso este que serviu de base para a primeira aprovação em concursos públicos.  Em 1984, ele foi aprovado para o cargo de técnico em química da Petrobras em Sergipe, onde permaneceu até 1995. 

Exerceu a advocacia trabalhista entre os anos de 1992 e 1994, paralelamente com as atividades na Petrobras. Em 1995 foi aprovado em concurso público para o cargo de auditor-fiscal do Trabalho, tomando posse aqui em Sergipe e lá permaneceu até o ano de 2005, quando, após novo concurso, tomou posse no cargo de juiz do Trabalho em Brasília. No mesmo ano foi aprovado no concurso de procurador do Trabalho, com lotação inicial na cidade de Itabuna/BA.  No final de 2006 foi removido para Aracaju, onde permanece até os dias atuais. A experiência profissional dele inclui ainda um curto período como auditor de Tributos Estaduais em Sergipe, além atividade de professor na Universidade Tiradentes.

Como procurador do Trabalho em Sergipe assumiu, no período de 2009 a 2011, o encargo de procurador chefe. Adroaldo Bispo atua diretamente na coordenação de projetos de promoção da melhoria das condições de trabalho na zona rural, com destaque para as atividades de produção de cana-de-açúcar, laranja, mandioca e farinha, além de atuar em projetos de combate ao uso do veneno agrícola, na erradicação do trabalho em condições análogas à de escravo, no aliciamento de trabalhadores e condições de segurança e saúde no trabalho.

Atualmente coordena, pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe, projetos de cooperação técnica com a Universidade Federal e com o Instituto Federal de Sergipe, dentre outras instituições, cujos objetivos são a geração de trabalho e renda, redução de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais, destacando-se as atuações, em Itaporanga D’Ajuda, nos povoados da Ilha de Mem de Sá e Costa, além de ações de promoção, no município de Poço Redondo, das atividades de renda de bilro, bordado, corte e costura e fabricação de doces caseiros.

 

Imprimir