MPT PROPORCIONA MOMENTO DE REFLEXÃO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E DAS RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Escrito por ASCOM em .

Durante dois dias membros, servidores, estagiários e terceirizados do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) lotaram o auditório da Regional e participaram da Oficina de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), promovida pelo Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Desenvolvimento da Política de Qualidade de Vida no Trabalho do Ministério Público do Trabalho. Foram realizadas atividades voltadas para debater o Plano de Ações de QVT e os desdobramentos dentro da Procuradoria.

O primeiro dia do evento teve a apresentação dos objetivos do Grupo de Trabalho e dos resultados das pesquisas aplicadas em todas as sedes do MPT. Posteriormente, foram divididos três grupos para discutirem sobre as rotinas laborais. A oficina, no primeiro dia, foi encerrada com a palestra do professor, psicanalista e master coach Homero Reis com o tema “Gente inteligente sabe de relacionar”. Ele enfatizou a importância de se construir relações saudáveis no ambiente de trabalho.

Homero Reis apresentou os princípios da inteligência relacional e como aplicá-la no ambiente de trabalho. Ele explicou que é necessário reavaliar as ações individuais que afetam o coletivo. Experiente, o psicanalista conseguiu envolver todos do início ao fim da palestra. Os servidores ficaram encantados com as explanações. Ainda, durante o evento, foram distribuídos exemplares do livro “Gente inteligente se olha no espelho” de autoria do master coach.

Dando prosseguimento à oficina, as integrantes do GT QVT, a procuradora do Trabalho Mariana Fortes, e as servidoras Ana Cláudia Camargo e Isabela Ramalho deram, no segundo dia do evento, um feedback acerca das percepções obtidas durante a Oficina sobre o ambiente de trabalho na Regional.

As propostas discutidas nesses dois dias visam melhorar ainda mais o ambiente de trabalho na Procuradoria. Ao final, em reunião com os gestores da unidade, foram discutidos os principais pontos para elaboração de um relatório com sugestão de plano de ação para solucionar as demandas dos servidores.

O procurador-chefe do MPT-SE, Emerson Resende, avalia positivamente a iniciativa do GT QVT porque demonstra a preocupação do MPT com a qualidade de vida dos trabalhadores, a harmonia e um ambiente de trabalho sadio.

Imprimir