MPT participa de inauguração do Centro de Triagem de Material Reciclável de Campo do Brito

Destinação de recursos da atuação do MPT e Justiça do Trabalho garante equipamentos para os catadores e catadoras

Os procuradores do Trabalho Emerson Albuquerque Resende e Clarisse Farias Malta participaram da inauguração da Central de Triagem de Materiais Recicláveis “Roque da Silveira Andrade (Roque Pimenta)”, localizada no município de Campo do Brito. O galpão foi instalado por meio de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT-SE), a Justiça do Trabalho, o Município de Campo do Brito e o Consórcio Público do Agreste Central.

A prefeitura ficou responsável pela destinação do local do galpão, que era o antigo matadouro, o Consórcio pela estruturação da cooperativa, já o MPT-SE e a Justiça do Trabalho destinaram R$ 100 mil para a aquisição de mesa, carrinhos, prensas, balança e elevador para funcionamento da cooperativa.

Inicialmente 12 famílias serão beneficiadas diretamente com o trabalho no galpão de triagem. A presidente da Cooperativa de Campo do Brito, Bruna dos Santos Alves, relata que os catadores esperavam sair do lixão há muitos anos e que a partir de agora farão de tudo para que o trabalho na cooperativa dê certo. “Todo mundo agora vai se reunir, se juntar, trabalhar, para dar tudo certo, porque nós precisamos agora juntar todo mundo, para ser uma união só”, relata.

De acordo com o procurador do Trabalho Emerson Albuquerque Resende, responsável pela condução do Projeto de Inclusão Social dos Catadores e Catadoras no âmbito do MPT/SE, “esse galpão vai trazer uma melhoria na qualidade de vida dos catadores e catadoras do município de Campo do Brito, com impactos imediatos na renda e maior organização e proteção do trabalho, além de ser muito importante também para a preservação do meio ambiente e o aumento da educação ambiental”.

Segundo o superintendente do Consórcio Público do Agreste Central Sergipano, Evanilson Santana Santos, “com a implantação da coleta seletiva no município, tanto nos grandes geradores, no comércio, como também nas residências, vai ser possível, com esse resíduo já separado, destinar o resíduo seco, o resíduo reciclável, para aqui, a central, onde ele vai ser triado, separado por tipo, prensado, para agregar valor ao material, pesado e vendido à indústria para a reciclagem”.

Para que o Galpão fique em plena execução, Evanilson Santana Santos relata que os próximos passos é mobilizar a população. “A gente sabe que a dificuldade é grande porque como a coleta seletiva vai se iniciar no município a população ainda não está 100% mobilizada e conscientizada sobre essa necessidade, mas com o passar do tempo esse volume de resíduo vai aumentando e aí sim vai ser possível que eles aumentem a renda deles e consigam ter uma renda suficiente para que eles possam sobreviver só com esse material”.

De acordo com o prefeito de Campo do Brito, Marcel Moade Ribeiro Souza, para incentivar e orientar sobre a importância da coleta seletiva será criada no município uma Olimpíada Ambiental entre as escolas. “Nosso objetivo é que as crianças levem, em determinado dia da semana, o seu resíduo sólido, o seu lixo seco, para a escola, e aí sim nós oferecemos a oportunidade à Cooperativa para poder fazer essa coleta seletiva e trazer para cá. Nós precisamos seguir esse caminho, porque quando a gente recicla o lixo o meio ambiente agradece, a gente deixa de enterrar o lixo, a Cooperativa e todos os cooperados irão agradecer, pois irão gerar renda para eles e para suas famílias”.

 

 

Ascom MPT-SE

Imprimir