MPT se reúne com entidades sindicais para discutir demissões na Americanas

Objetivo foi coletar informações sobre as demissões e dar início ao processo de diálogo social entre representantes dos trabalhadores e a varejista

 

Brasília – O Ministério Público do Trabalho (MPT) promoveu, nesta quarta-feira (1º), a primeira sessão de mediação com entidades sindicais para discutir impactos trabalhistas decorrentes do pedido de recuperação judicial da Americanas. A reunião teve como objetivo coletar informações sobre as demissões e dar início ao processo de diálogo social entre representantes dos trabalhadores e a varejista.

A sessão foi conduzida pelo subprocurador-geral do Trabalho Francisco Gérson Marques de Lima, que ressaltou a importância da mediação diante da quantidade de trabalhadores que podem ser afetados pela recuperação judicial e de seus reflexos em toda cadeia econômica. O subprocurador-geral do Trabalho destacou, ainda, que o MPT está dando absoluta prioridade à condução desse caso no âmbito da resolução de conflitos. “Esse pedido de mediação é muito importante pois essa questão está ganhando dimensão muito grande. Estima-se que serão demitidos cerca de 40 mil trabalhadores no país”, afirmou.

Será marcada nova reunião com participação da Americanas e de outras autoridades que tenham interesse de participar da mediação.

Participaram da sessão a Força Sindical, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Nova Central Sindical dos Trabalhadores, a Pública Central do Servidor, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e o Sindicato dos Comerciário do Rio de Janeiro.

 

Ascom PGT

Imprimir