Procurador Raymundo Ribeiro participa de lançamento de livro e roda de conversa sobre o trabalho infantil

Escrito por ASCOM em .

Obra é baseada em uma história real e alerta sobre realidade presente na vida de milhares de crianças

1,9 milhão. Essa é a estimativa de crianças e adolescentes, de cinco a 17 anos de idade, em situação de trabalho infantil no Brasil. O número, divulgado pelo IBGE, é de 2022. Demonstra que o problema ainda é um desafio para a sociedade e, por isso, deve ser cada vez mais discutido.

A obra “Lino: pequeno demais para ser um pequeno trabalhador”, de autoria da professora Tânia Maria de Lima, é parte desse movimento. O Procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro, coordenador regional da Coordinfância, acompanhou o lançamento do livro nesta sexta-feira (15), em Aracaju.

Livro aborda o trabalho infantil
Livro aborda o trabalho infantil

Baseada em uma história real, a obra destaca a necessidade de políticas públicas para mudar essa realidade. “Muita gente reconhece essa história na história de outras pessoas. Existem muitos “Linos” por aí, nas nossas ruas, nas nossas praças”, destacou a autora.

Roda de conversa

Durante o evento, foi realizada uma roda de conversa sobre o trabalho infantil. O Procurador Raymundo Ribeiro falou sobre a atuação do MPT-SE, com campanhas educativas, inspeções em feiras livres, parcerias interinstitucionais, ações civis públicas e estímulo à aprendizagem profissional na iniciativa privada e na Administração Pública. “Essa obra mistura ficção e realidade para, de forma pedagógica, desvendar uma sociedade desigual, na qual as políticas públicas de proteção social são descontinuadas em sucessivos governos, reivindicando, ao final, uma sociedade livre, justa, solidária e sem trabalho infantil, como quer a Constituição da República desde 1988", ressaltou o Procurador.

Procurador Raymundo Ribeiro participou de roda de conversa
Procurador Raymundo Ribeiro participou de roda de conversa

Também participaram do evento o superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/SE), José Cláudio Silva Barreto, o auditor-fiscal aposentado, Ed Wanderley de Andrade, a professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josefa Lisboa e a representante da Comunidade Católica Bom Pastor, Rosivânia Ramos.

Roda de conversa sobre trabalho infantil
Roda de conversa sobre trabalho infantil

Imprimir