SERVIDORES DO MPT-SE SÃO HOMENAGEADOS
Iniciando as comemorações da Semana do Servidor, nesta terça-feira, 28, membros, servidores, estagiários e terceirizados do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) se reuniram no auditório para um farto café da manhã, onde foi ressaltado pelo procurador-chefe, Raymundo Ribeiro, a importância da integração e da sociabilização no ambiente de trabalho. O procurador parabenizou a todos pelo dia e lembrou alguns servidores que já fazem parte do órgão há 20 anos, ou seja, praticamente desde a instalação do MPT no estado. Seguindo o cronograma, foi veiculado um vídeo da palestra "A vida que vale a pena ser vivida", ministrada pelo professor de Ética da USP, Clóvis de Barros.
As atividades da semana do servidor começaram nesta segunda-feira,27, com um ciclo de palestras e seguem até quinta-feira. A primeira apresentação tratou da importância da Alimentação Saudável para obtenção da qualidade de vida no trabalho, ministrada por representante do SESI. A segunda, sobre ergonomia e ministrada pelo fisioterapeuta Alisson Paulino do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Cerest, instruiu os servidores quanto a atitudes simples no local de trabalho que podem beneficiar em muito o dia a dia de cada um. Ações como, manter o monitor a uma maior distância dos olhos, manter o teclado a uma distância que permita o apoio do antebraço na mesa de trabalho e utilizar o apoio para pés, fazem uma grande diferença ao bem-estar corporal.
No intervalo entre a primeira e a segunda palestra, um grupo carismático com quatro músicos do projeto "Sons do Sus" surpreenderam os servidores do MPT e percorreram o auditório da instituição ao som de músicas tocadas e cantadas. O projeto estabelece uma comunicação com trabalhadores, usuários e familiares do SUS Aracaju, utilizando a música para a melhoria da qualidade do ambiente da saúde.
Por último, a psicóloga Karla Patrícia falou sobre a Gestão do Estresse. Segundo a mesma, para aliviar e minimizar as sensações de estresse vivenciadas, é importante ser mais flexível ao lidar com situações que são inevitáveis. Além disso, Karla citou ser fundamental reavaliar a própria vida, observar com atenção como o indivíduo se sente e também melhorar a comunicação.