TRABALHADORES DA INDÚSTRIA TÊXTIL DEVEM ESCOLHER SINDICATO EM NOSSA SENHORA DO SOCORRO

O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) realizou nesta sexta-feira, 06, audiência com representantes dos Sindiveso e Sindtextil para tratar das eleições referente a escolha do sindicato que representará os trabalhadores da indústria têxtil e confecções em geral em Nossa Senhora do Socorro. O acordo para realização das eleições foi firmado em 18 de abril do corrente ano.


A eleição deve ser conduzida por três membros, sendo dois representando cada um dos sindicatos e um definido pela Justiça do Trabalho. No dia da eleição, em 09 de junho, haverá três urnas fixas e duas itinerantes. No período de 30 de maio a 9 de junho as atividades sindicais devem ser suspensas.
Cerca de 1100 trabalhadores de 11 indústrias devem participar das eleições. O sindicato vencedor será o representativo da categoria em Nossa Senhora do Socorro. De acordo com a Constituição Federal, é proibida a criação de mais de um sindicato, representativa de categoria profissional ou econômica, no mesmo município.
O acordo foi homologado pelo juiz do Trabalho Luís Fernando Almeida de Araújo, da 3ª Vara do Trabalho de Aracaju e a ação civil pública foi conduzida pelos procuradores do Trabalho Emerson Albuquerque Resende e Márcio Amazonas Cabral de Andrade.
"Trata-se de precedente importante porque, ao que tudo indica, essa é a primeira vez em Sergipe que, no trâmite de uma ação judicial, os trabalhadores escolherão, mediante eleições, qual o sindicato que será o representante da categoria", enfatizou Emerson Albuquerque Resende.

Imprimir