CONSELHEIROS TUTELARES PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO NO MPT-SE

O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Sergipe (Fepeti), promoveram na manhã desta quarta-feira, 15, uma oficina para formação continuada da rede para prevenção e erradicação do trabalho infantil em Sergipe. O evento compõe a programação de atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado em 12 de junho.

Segundo Danival Falcão, coordenador do Fórum, o encontro reuniu representantes das políticas públicas de educação, assistência social, saúde e conselheiros de direitos e tutelares da Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro para discutir as demandas no Estado, a importância do combate ao trabalho infantil e as principais áreas de atuação do MPT em seu combate.

Para o procurador de Trabalho Alexandre Magno, eventos como este são importantes para integrar os diversos órgãos, trocando experiências e informações sobre as principais formas de trabalho infantil em Sergipe.

DADOS

De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio (PNAD) do IBGE-2014, a incidência do trabalho infantil em Sergipe passou de 7% em 2013 para 10,4% em 2014, ocupando a 6ª posição no ranking nacional de estados com índice de ocupação de crianças e adolescentes acima de 10%.

Sergipe ocupa ainda a 2ª posição em relação ao maior aumento percentual no número de crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, exercendo atividades laborais. A pesquisa mostra que a maioria dos trabalhadores é do sexo masculino, residentes em áreas rurais, embora apresente também um número significativo em áreas urbanas. Os setores com maior destaque são: agricultura, comércio e serviços.

Imprimir