MPT-SE APOIA EVENTO VOLTADO À INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
No último 7 de junho, na praça Fausto Cardoso, aconteceu a segunda edição do SuperAção, evento voltado para empregabilidade e qualificação profissional das pessoas com deficiência. Realizado pelo Fórum Permanente de Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, a ação contou com o apoio de diversos parceiros como o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), a Câmara de Vereadores do Município de Aracaju, o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) da Secretaria de Estado da Inclusão Social, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego - MTE, o Sesc, o Conselho Estadual (Sergipe) e o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Aracaju) entre outras entidades públicas, privadas e não governamentais.
Segundo o procurador do Trabalho Emerson Albuquerque Resende, representante do MPT-SE no evento, "o trabalho, na verdade, é importante para todos; para a pessoa com deficiência não é diferente. Por isso a importância de se realizar ações que envolvam toda sociedade no debate sobre inclusão de PcD no mercado de trabalho". Durante a abertura do evento, o procurador esclareceu o papel do Ministério do Público do Trabalho, dizendo que "o MPT não apenas ajuíza ações para que as empresas cumpram a cota legal de contratação, mas também zela pelo cumprimento de toda legislação referente aos direitos das pessoas com deficiência, apoiando eventos como esse, por exemplo”.
No decorrer do evento, apresentações artísticas e esportivas com pessoas com deficiência foram realizadas, a exemplo do teatro e da roda de capoeira pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju - APAE, além de cursos, oficinas, palestras e diversos serviços como a emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social e o balcão de emprego, ofertando vagas de trabalho para PcDs.