MPT-SE DESTINA CAMISAS E MOCHILAS À ORQUESTRA JOVEM DE SERGIPE
Um lindo concerto com músicas clássicas, populares, infantis e com temas natalinos promovido por músicos da Orquestra Jovem de Sergipe, deu início na tarde desta terça-feira, 19, à solenidade de entrega de mochilas e camisas destinadas pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe. O recurso é fruto multa por descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta contra uma empresa fabricante de brinquedos.
De acordo maestro e coordenador pedagógico do projeto, Márcio Boer Bonifácio, as camisas são itens obrigatórios para entrar na escola onde os ensaios são realizados, é o fardamento. O material será entregue no início do ano letivo, em fevereiro de 2018, aos 120 alunos da Orquestra.
Segundo o procurador do Trabalho Alexandre Magno Alvarenga, o projeto foi escolhido para receber a doação pelo trabalho que é desenvolvido no atendimento de crianças e adolescentes. “É dado a eles um caminho para sair da realidade social que vivem, adquirindo um conhecimento musical e cultural. Os jovens têm oportunidade por meio da música de ter uma melhoria na sua qualidade de vida”, ressalta.
Para o coordenador-geral do projeto, Carlos Éder Souza Jetirana, receber essa doação é motivo de bastante alegria e satisfação em meio a tantas dificuldades financeiras que o projeto enfrenta. “Essas destinações nos dão motivação e de forma concreta a possibilidade de realmente ter excelência na destinação das aulas, com material e blusas. Dá mais qualidade de ensino e serve também para que os alunos possam vir para as aulas mais motivados”, explica.
E acrescenta: “É muito gratificante saber que uma instituição como o MPT enxerga realmente o valor do nosso trabalho, isso nos dá motivação interna por ser reconhecido e de ter na prática, através dessas destinações, a possibilidade de oferecer um ensino de música e até de cidadania com qualidade apara esses meninos. Este é o nosso maior objetivo”, finaliza.
Em março deste ano, o MPT-SE destinou instrumentos musicais à Orquestra a partir de acordo judicial firmado. Outras destinações também estão previstas para pagamento de professores e aquisição de novos instrumentos.
Sobre a Oquestra
O Projeto Social Orquestra Jovem de Sergipe, fundado em março de 2014, oferece a 120 crianças, adolescentes e jovens dos bairros Santa Maria e 17 de março, em situação de vulnerabilidade, iniciação, aprimoramento musical e formação em música erudita.
Realizado pelo Instituto Banese, em parceria com outras entidades, o projeto disponibiliza aulas de violino, violoncelo, viola, contrabaixo, canto coral, percussão e teoria musical com aulas individuais e em grupo. Além de atender os próprios alunos, a Orquestra Jovem de Sergipe beneficia pais, familiares, escola e comunidades adjacentes.