ATO PÚBLICO EM DEFESA AO DIREITO DO TRABALHADOR É REALIZADO NO CENTRO DE ARACAJU
Exposição fotográfica, panfletagem e apresentação teatral marcaram o Ato Público realizado na última sexta-feira, 26, no Centro de Aracaju-SE. O evento coordenado pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), contou com a participação do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, Ordem dos Advogados do Brasil e Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo é sensibilizar a sociedade quanto à necessidade de prevenção e marcar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, comemorado em 28 de abril.
A exposição fotográfica “Trabalhadores”, produzida pelo MPT, retrata trabalhadores de atividades econômicas com grande incidência de acidentes e doenças ocupacionais, como construção civil e agropecuária. Os registros são de André Esquivel, do livro Trabalho, e de Marlene Bergamo, Tibério França, Walter Firmo e Geyson Magno, da obra O Verso dos Trabalhadores.
Após as falas dos representantes das instituições, os participantes do ato se deslocaram para o Calçadão da João Pessoa, distribuíram camisas da campanha Abril Verde e revistas do MPT em Quadrinhos. O material gráfico trata sobre o direito trabalhista de forma lúdica e intuitiva.
Durante o percurso houve ainda apresentação teatral realizada pela Companhia das Artes Tetê Nahas que encenou situações em que os trabalhadores estavam expostos a riscos de acidentes no trabalho e chamando atenção para a atuação dos órgãos de fiscalização. A linguagem do esquete teatral foi regional, informativa e lúdica.
No mês de abril, o MPT-SE realizou em parceria com o TRT 20, OAB, Secretaria de Estado da Saúde, Sesi, Previdência Social, MTE e AGU, uma série de ações voltadas para prevenção contra acidentes de trabalho. Prédios foram iluminados com a cor verde, palestras realizadas, assim como, a veiculação de campanha educativa nos meios de comunicação. Essas ações fazem parte da Campanha Abril Verde, que este ano teve como tema “Gerir riscos, prevenir acidentes, promover saúde no trabalho”.