MPT E MPSE ENTREGAM MAIS UM LOTE DE COMPUTADORES À FUNDAÇÃO RENASCER PARA CAPACITAÇÃO DE SOCIOEDUCANDOS DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ
O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) e o Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) entregaram mais 10 computadores à Fundação Renascer, vinculada a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias), para auxiliar na capacitação e preparação de adolescentes para o mercado de trabalho, por meio de cursos do Programa Jovem Aprendiz. A aquisição dos equipamentos é fruto de acordo judicial firmado entre o MPT-SE e a empresa Estrela Serviços Terceirizados. A ação conta com a parceria do MPSE e da Superintendência Regional do Trabalho (SRTb) e do Senac.
Para o procurador-Geral de Justiça do MPSE, Manoel Cabral Machado Neto, a iniciativa dos Ministérios Públicos é um reforço na garantia dos direitos de jovens e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade. “Nós tivemos a oportunidade de ter uma família estruturada, que pôde nos dar educação e hoje podemos exercer uma função de tamanha importância. Dessa forma, entendo que o nosso dever e obrigação é dar essa contribuição e colocar nossos esforços e atenção em prol desses jovens, que tanto precisam desse apoio”, ressaltou.
“A parceria entre os Ministérios Públicos começou em 2015. Temos um Termo de Cooperação para que possamos somar esforços e apoiar projetos com foco nos grupos vulneráveis, como infância e adolescência, idoso, mulher, entre outros. Com a entrega dos computadores vamos dar oportunidade para que esses adolescentes tenham uma formação profissional, uma preparação para o futuro e possam ressignificar suas vidas. Acredito que teremos muitos frutos do Programa, e que esses meninos e meninas tenham mais oportunidades e os abismos sociais sejam diminuídos”, frisou a promotora de Justiça da Infância e da Adolescência do MPSE, Lilian Carvalho.
O procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro disse que “o objetivo da cooperação é gerar oportunidade de profissionalização e inclusão social para os socioeducandos. Todos os órgãos unidos para fortalecer a aprendizagem profissional e a inclusão social desses jovens”, destacou.
O presidente da Fundação Renascer, Wellington Mangueira, ressaltou a importância da articulação e os reflexos que as ações têm desencadeado na realidade dos jovens. “As mães desses jovens, sobretudo, estão entusiasmadas, porque observaram o comportamento deles em outro patamar. Todos agora com mais firmeza em querer estudar e aprender, para trabalhar, produzir e atender à sua família. Esse sentimento de família, de amor ao próximo, está sendo desenvolvido através de gestos como esse, onde empresas se somaram aos Ministérios Públicos. Fico muito feliz neste momento tão gratificante que é de receber essa doação que será fundamental para fazer com que esses jovens aprendam e possam produzir para a sociedade”, comemorou.
Entregas anteriores
A articulação do MPT e do MPSE em prol dos jovens que se encontram em entidades socioeducativas resultou, ainda em setembro de 2020, na entrega de 10 outros computadores à Fundação Renascer, oriundos de acordo com a empresa NC Vigilância. Na oportunidade, houve também articulação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que ministra curso para os socioeducandos, que serão contratados por empresas.
Fonte: Núcleo de Comunicação MPSE
Foto: Géssica Souza