• Informe-se
  • Notícias do MPT SE
  • APÓS REUNIÃO COM MINISTÉRIOS PÚBLICOS, PESCADORES DA COLÔNIA Z7 DO MUNICÍPIO DE NEÓPOLIS ADIAM ELEIÇÔES SINDICAIS

APÓS REUNIÃO COM MINISTÉRIOS PÚBLICOS, PESCADORES DA COLÔNIA Z7 DO MUNICÍPIO DE NEÓPOLIS ADIAM ELEIÇÔES SINDICAIS

A partir de reunião realizada com o Ministério Púbico de Sergipe (MPSE) e o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE) no dia 14, a Colônia de Pescadores Z7 do Município de Neópolis adiou as eleições da Diretoria. O pleito sindical estava previsto para 17 de abril e foi adiado para data ainda não definida devido ao aumento aumento de casos e mortes pela Covid-19.

Além dos Ministérios Públicos, representados pela promotora de Justiça Sílvia Leal Albuquerque e pelo procurador do Trabalho Emerson Albuquerque Resende, participou da reunião o presidente da Comissão Eleitoral e da Federação de Pescadores de Sergipe (Fepese), José Marcos Santos de Menezes, acompanhado do assessor jurídico Erhard Hamilton Dória Marciel Silva. Na oportunidade, a promotora de Justiça justificou que “não há nenhuma intenção do Ministério Público em inviabilizar o exercício do direito sindical, garantido constitucionalmente, mas a atual crise sanitária causada pela Covid-19, em especial a situação vivenciada pelo Estado de Sergipe, inviabiliza a realização da eleição sindical”.

Na reunião também foi ponderado que nas eleições municipais de 2020 houve uma preocupação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Congresso Nacional em realizar o pleito em um período de queda da taxa de contaminação, internação e mortes decorrentes da Covid-19, ao contrário do que acontece atualmente. Todos os órgãos do Poder Executivo que foram consultados desaconselharam a realização das eleições para o dia 17 de abril, sugerindo o adiamento para o momento mais oportuno e seguro do ponto de vista sanitário.

Na próxima segunda-feira, 19, haverá audiência para discutir sobre a composição da Diretoria Interina, que assumirá a Colônia Z7 após o término do mandato da atual Diretoria e enquanto a nova eleição não for realizada.

Com informações da Promotoria de Justiça de Neópolis

Fonte: Núcleo de Comunicação MPSE

Imprimir