EDUCAÇÃO SERGIPE LANÇA PRIMEIRO CONCURSO AUDIOVISUAL E LITERÁRIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL NO DIA 7 DE JUNHO
A fim de identificar, valorizar e dar visibilidade à produção audiovisual, literária e artística dos estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino, bem como promover reflexões e difundir os protocolos voltados à prevenção e combate à covid-19, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) lança na próxima segunda-feira, 7, às 15h, o Primeiro Concurso Audiovisual e Literário da Rede Pública Estadual, com o tema “Escola Mais Segura: Um cuida do outro”, via canal do YouTube Educação Sergipe.
O concurso terá como objetivo promover reflexão, no âmbito das escolas estaduais, sobre o “Protocolo de Retorno” às aulas presenciais, disponível no Portal Estude em Casa da Seduc, www.seduc.se.gov.br/estudeemcasa, como forma de divulgação, conhecimento e prática das normas estabelecidas no citado protocolo, na tentativa de evitar possíveis contaminações pela covid-19 na volta das atividades educacionais. A iniciativa conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho de Sergipe (MPT/SE) e do Ministério Público Estadual de Sergipe (MPE/SE).
A programação de lançamento contará com a participação da diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), professora Eliane Passos; do diretor regional de Educação 5 (DRE5), professor João Luiz Andrade Dória; além dos convidados parceiros da iniciativa: o procurador e coordenador regional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho e Focalizador do MPT/SE para as ações de enfrentamento à covid-19, Emerson Albuquerque Resende; e a promotora de justiça da 8ª Promotoria dos Direitos do Cidadão do MPE/SE, Maria Lilian Mendes Carvalho.
Também será convidada da live a professora Naiane França da Silva, articuladora de Redação e coordenadora da Oficina de Redação do Programa Pré-Universitário Seduc (Preuni), que falará sobre a importância da redação como expressão do estudante. Também participará dessa live o cineasta Raul Marx Rabelo Araújo, membro do Núcleo Interdisciplinar de Cinema e Educação da Universidade Federal de Sergipe (Nice/UFS), que vai explanar acerca da produção de vídeo. O encontro vai contar ainda com a mediação da coordenadora do Serviço de Projetos Escolares em Direitos Humanos (Sepedh), professora Adriane Damascena.
De acordo com a diretora do Dase, professora Eliane Passos, várias são as ações da Seduc relacionadas à disseminação dos protocolos de biossegurança para enfrentamento à pandemia, instituída em Sergipe, especialmente no âmbito das escolas da rede pública estadual. “O concurso Audiovisual e Literário é a voz dos estudantes nesse processo mediado pelos professores”, declarou ela, destacando ainda que a iniciativa dará também o protagonismo aos jovens no desenvolvimento da escrita e estimular a criatividade com a produção de vídeos.
A coordenadora do Sepedh, professora Adriane Damascena, explica a escolha do tema. “Do ponto de vista da educação, a gente viu que um concurso dessa envergadura faz interface com a política de disseminação dos protocolos de segurança sanitária, ou seja, sabemos que para esse retorno seguro, no qual um cuida do outro, a gente tem que estar sempre pensando no coletivo. Quando eu uso máscara ou quando o outro usa máscara, protege a si e ao outro. Então, nesse sentido, cria-se um ambiente de boa convivência, e na escola implica não só a compreensão das medidas de biossegurança, já que a gente está numa pandemia”, disse.
O concurso
Poderão se inscrever no Concurso Audiovisual e Literário os estudantes do Ensino Fundamental, 8º e 9º anos (EJA e Convencional) e Ensino Médio (Integral, EJA, Pré-Universitário e Convencional) com os respectivos professores orientadores, matriculados e pertencentes às escolas integrantes da rede pública estadual de Sergipe, devendo todos os membros do trabalho inscrito ter vínculo ativo na mesma escola. Cada estudante, acompanhado de professor orientador, poderá participar com apenas um vídeo ou uma redação.
A premiação dos participantes será de responsabilidade da Seduc, por meio do Dase, conforme prêmios destinados a partir do Termo de Cooperação firmado entre Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público do Trabalho (MPT), com a Seduc, na condição de instituições apoiadoras do concurso “Escola Mais Segura: Um cuida do outro”. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com os seguintes itens: para os estudantes um smartphone Samsung Galaxy A01 core DT. Já os professores serão agraciados com um HD Externo Adata 1TB e um KIT Ring Light de mesa, com tripé.
Mais informações poderão ser obtidas no lançamento do concurso, no dia 7 de junho, quando será publicado o edital no site da Seduc, na seção “editais/seleções”: https://www.seduc.se.gov.br/concursos-selecoes.asp?numConcursos=1500.
Histórico
A realização de concursos literários é uma política de governo que vem sendo implementada desde 2019, quando foi lançado o I Concurso Literário da Rede Pública Estadual, com o tema “Amazônia: sua importância para o Brasil e para o mundo”, que teve como objetivo identificar, valorizar e dar visibilidade à produção artística literária dos estudantes, bem como inserir no âmbito escolar a reflexão sobre temas da realidade, despertando valores éticos universais. Seguindo a linha de eventos desse segmento para os estudantes, a Seduc amplia a modalidade de participação adicionando a produção Audiovisual.
Fonte: Ascom Seduc