Solenidade marca os 30 anos do MPT em Sergipe e ratifica posse da nova chefia

Várias autoridades prestigiaram a cerimônia, que ocorreu no auditório do MPT, na capital sergipana

Uma manhã marcada por homenagens e reconhecimento. Foi assim a solenidade que aconteceu nesta sexta-feira (10), no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 20ª Região, no Bairro Cirurgia, em Aracaju. Com a presença do Procurador Geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira e da Vice-Procuradora-Geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel, foi ratificada a posse do Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Sergipe, Márcio Amazonas Cabral de Andrade.

Procurador do Trabalho desde 2010, Márcio Amazonas já oficiou em outras unidades, a exemplo do Amapá, Bahia e Distrito Federal. Ele foi eleito pelo colégio regional de procuradores para ocupar a chefia da instituição em Sergipe durante o biênio 2023-2025. Em seu discurso, ele enfatizou o papel do MPT no Estado de Sergipe. “A atuação do MPT revela o empenho do órgão em face da subnotificação dos acidentes de trabalho, o combate ao trabalho infantil e a luta pela erradicação do trabalho escravo no Estado de Sergipe. O Ministério Público é o representante da sociedade e instituição responsável pelo equilíbrio e harmonia entre os poderes e proteção dos direitos fundamentais. Por isso, o MPT está à disposição da sociedade sergipana e demais órgãos parceiros para a melhoria das relações de trabalho no Estado”, destacou.

Também foram empossados a Vice-Procuradora-Chefa do MPT-SE, a Procuradora do Trabalho Clarisse de Sá Farias Malta, o Coordenador do 1º Grau e substituto eventual, o Procurador do Trabalho Albérico Luis Batista Neves, e o Coordenador de Estágio, o Procurador do Trabalho Ricardo José das Mercês Carneiro.

Durante a solenidade, o Procurador do Trabalho Alexandre Morais Batista de Alvarenga, que chefiou o MPT-SE durante os últimos quatro anos, foi homenageado. Ele falou sobre os desafios da gestão, que atravessou a pandemia da Covid-19. “Enfrentamos desafios de gestão jamais vistos na nossa história. E não trabalhamos sozinhos. Contamos com o esforço dos Procuradores do Trabalho e demais instituições para defender a sociedade”, disse o Procurador.

Várias autoridades do Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário prestigiaram a cerimônia. A solenidade contou ainda com a apresentação do Trio de câmara da Orquestra Sinfônica de Sergipe, um dos mais importantes grupos orquestrais da região Nordeste, fundado na década de 80. Sob a regência do Maestro Guilherme Mannis, o grupo executou, ainda, o Hino Nacional.

30 anos do MPT em Sergipe

A cerimônia marcou um momento importante da história do Ministério Público do Trabalho em Sergipe. Há 30 anos, o MPT se instalou no estado, em 17 de setembro de 1993, após anos de negociações e reivindicações, com a sanção da Lei que estabeleceu a criação da Procuradoria Regional do Trabalho da 20ª Região, um avanço na garantia dos direitos fundamentais nas relações de trabalho. Em sinal de reconhecimento, os três servidores com mais tempo no MPT foram homenageados. Uma delas foi a chefe da Divisão de Administração, Fátima Macedo, que tem 29 anos de atuação. “Fiquei muito feliz e orgulhosa. A Procuradoria Regional do Trabalho da 20ª Região é a extensão da minha família, do meu lar, e significa muito para mim”, enfatizou a servidora.

No encerramento da solenidade, o Procurador-Geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, falou sobre a importância do MPT para a sociedade e parabenizou os servidores e Procuradores empossados. “Não tenho dúvidas de que o Procurador-Chefe Márcio Amazonas terá o apoio da Procuradoria-Geral do Trabalho e de todos os demais colegas, que farão o esforço necessário para o sucesso dessa gestão”, finalizou.

Fotos: Jonatha Teles

Imprimir