MPT-SE prestigia celebração dos 20 anos do NEPRIN

Solenidade aconteceu na Universidade Federal de Sergipe

Professores, autoridades e estudantes se reuniram nesta quarta-feira (19) para celebrar os 20 anos de história do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Relações Internacionais (NEPRIN) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro representou o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) na solenidade, que começou com o descerramento da placa comemorativa, com a presença do coordenador-geral do NEPRIN, o professor Uziel Santana, além dos professores Miriam Coutinho, Carlos Augusto Alcântara Machado, Eduardo Matos e Pedro Durão.

O coordenador-geral do Núcleo, professor Uziel Santana, destacou a história do NEPRIN, a partir dos esforços do professor e desembargador federal aposentado Carlos Rebêlo Júnior. “Tudo começou na década de 90. Para mim, que fui aluno do professor Rebêlo, é um momento de muita emoção. E, através desse núcleo, nós vamos continuar revolucionando o departamento de Direito com eventos, pesquisa e ensino”, destacou.

Solenidade marcou os 20 anos de fundação do NEPRIN
Solenidade marcou os 20 anos de fundação do NEPRIN

Conferência

Como parte da programação comemorativa, foi realizada, no auditório da reitoria da UFS, a Conferência de Direito Internacional. O convidado foi o professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, Jorge Omar Bercholc, que fez uma análise político-constitucional de Brasil e Argentina no contexto atual.

Procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro ao lado do professor Jorge Omar Bercholc
Procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro ao lado do professor Jorge Omar Bercholc

Também foram firmados convênios para que alunos da UFS possam fazer pesquisa, extensão e intercâmbio na Faculdade de Direito de Buenos Aires. O procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro, que participou da fundação do NEPRIN, agradeceu a oportunidade de participar do evento. “Lembro, junto ao professor Uziel, do surgimento do NEPRIN e sua importância na formação acadêmica de tantos alunos, possibilitando debates importantes, como esse, com o professor Jorge Bercholc. Sabemos que o Brasil e a Argentina são países próximos e com problemas parecidos, inclusive com desdobramentos na área trabalhista”, pontuou o procurador, ao relembrar o caso recente onde 22 trabalhadores argentinos foram resgatados em condições análogas às de escravo na Serra Gaúcha.

Próximos eventos

A programação que comemora os 20 anos do NEPRIN continua. De 26 a 28 de agosto, será realizado o 1º Congresso de Estudos Jurídicos, em parceria com diversos órgãos do Judiciário e do Ministério Público. Entre os palestrantes que já confirmaram presença, estão o ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, o professor doutor Jónatas Machado, da Universidade de Coimbra, e o subprocurador-geral do Trabalho, Manoel Jorge e Silva Neto.

Evento reuniu autoridades, alunos e professores no auditório da reitoria da UFS
Evento reuniu autoridades, alunos e professores no auditório da reitoria da UFS

Imprimir