Nova turma de aprendizes conclui formação no Município de São Cristóvão
Iniciativa é resultado de parceria entre o MPT-SE, São Cristóvao e Senac
21 adolescentes e jovens estão mais preparados para enfrentar o mercado de trabalho. Eles fazem parte da última turma do Programa Jovem Aprendiz, no município de São Cristóvão. A iniciativa é fruto de parceria com o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), o Senac e o Município, localizado na grande Aracaju.
Durante os últimos meses, o grupo, que inclui adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, desenvolveu atividades nos museus e demais equipamentos de turismo da cidade histórica. A solenidade de formatura aconteceu no último dia 21 de junho, com a presenta de autoridades, professores, aprendizes e familiares.
O procurador do Trabalho e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Raymundo Ribeiro, enviou um vídeo que foi exibido durante o evento. Ele destacou a importância dessa formação para garantir um futuro digno e longe da exploração do trabalho infantil. “Aproveitem essa oportunidade, fruto de muito esforço do MPT-SE, de São Cristóvão e instituições parceiras. Espero que se dediquem e levem a sério essa oportunidade única de capacitação. Em nome do MPT, desejo muito sucesso nessa caminhada”, disse o procurador.
Uma das aprendizes é a jovem Layla Sofia Aquino, que falou sobre o apoio recebido ao longo do curso. “Parece que foi ontem que estávamos nessa sala para iniciarmos, e hoje estamos aqui para encerrar, mas isso não é o fim, é só o começo de uma nova caminhada. Quero agradecer ao Senac e aos professores que sempre estiveram conosco. Agradeço também a toda equipe da Assistência e Fundação de Cultura e Turismo, por todos os puxões de orelha que nos fizeram crescer”, destacou.
Durante a formatura, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, destacou a importância do programa de aprendizagem na vida dos jovens e suas famílias. “Este programa é uma ponte entre a educação e o primeiro emprego, fundamental para o crescimento de São Cristóvão. Mas, principalmente, a exemplo de Layla e de todos os que aqui estão, quero destacar a sua função de impactar as vidas e as famílias”, afirmou o prefeito.
O gerente da unidade móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Sergipe, Edson Dias, comemorou a parceria entre as instituições. “Este grande projeto veio para São Cristóvão e já estamos na sexta turma. O Senac está cumprindo mais uma etapa importante. Na abertura, eu disse que vocês não sairiam daqui da mesma forma, e tenho certeza disso”, pontuou Edson.
Durante o período de aprendizado, os alunos recebem os direitos trabalhistas previstos para essa modalidade de contratação, com carteira de trabalho assinada. A expectativa é que mais adolescentes e jovens sejam beneficiados através do programa, com a formação de outras duas turmas.
*Com informações da Prefeitura de São Cristóvão
Foto: Heitor Xavier