MPT-SE participa do I Congresso Sergipano de Estudos Jurídicos
Evento reuniu diversas autoridades da área jurídica
Na manhã desta segunda-feira (26), o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) participou da solenidade de abertura do I Congresso Sergipano de Estudos Jurídicos, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE). O evento é promovido pelo Núcleo de Extensão e Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe (NEPRIN/UFS) e marca os 20 anos de institucionalização do Núcleo.
O evento foi uma oportunidade de discutir temas pertinentes ao ramo jurídico. Seu intuito é possibilitar a troca de experiências, estimular a busca contínua pelo aperfeiçoamento profissional e incentivar pesquisas das ações relevantes ao trabalho dos profissionais da área jurídica.
A presidente do Tribunal de Contas, Susana Maria Freitas, iniciou o evento expressando o desejo de tornar o Congresso um marco na história de Sergipe. “Eventos como este proporcionam um ambiente de troca de conhecimentos e de reflexão crítica sobre os desafios e as inovações de diversas áreas. A educação é a base de qualquer transformação. E é por meio dela que consolidamos o nosso compromisso com a ética, a transparência e a eficiência no uso dos recursos públicos”, destacou.
Os procuradores do Trabalho Raymundo Ribeiro e Ricardo Carneiro representaram a instituição. "O congresso de Estudos Jurídicos é um evento que veio para ficar no calendário jurídico do Estado. É uma reunião de grandes juristas e uma possibilidade de intercâmbio de saber formidável ", afirmou o procurador Ricardo Carneiro.
Na ocasião, diversas autoridades foram homenageadas pelas contribuições prestadas ao ramo jurídico e ao Neprin. O procurador Raymundo Ribeiro foi uma delas, enquanto um dos primeiros integrantes do Neprin na época da sua graduação em Direito.
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF) e o advogado-geral da União, Jorge Messias, iniciaram a programação com o painel “Compliance no sistema jurídico brasileiro”. O segundo painel, com tema “Princípio Anticorrupção”, foi ministrado pelo diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Jónatas Machado. “Governança e Integridade no Terceiro Setor” foi tema discutido pelo procurador de Justiça Eduardo Sabo Paes, do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT). Por último, o professor João Nogueira, também da Universidade de Coimbra, discutiu a experiência de Portugal em gestão financeira do Poder Público.
Diversas autoridades participaram da solenidade, entre elas o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, Ricardo Mussi Santana de Abreu Lima, o Procurador Geral da Justiça, Manuel Machado Neto, do Ministério Público do Estado de Sergipe, Silvana Maria Lisboa Lima, representando o governador do Estado de Sergipe, Fábio Mitidieri, o coordenador-geral do NEPRIN e professor de Direito da UFS, Uziel dos Santos, e o conselheiro José Carlos Pelisora Soares, do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. Muitos professores e estudantes universitários também acompanharam o evento.
Fotos: Cleverton Ribeiro e Marcelle Cristinne