Em palestra, procurador Raymundo Ribeiro destaca importância da Aprendizagem Profissional
Tema foi discutido em evento promovido pelo Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Sergipe (Seac/SE)
As transformações e desafios do setor de serviços foram temas discutidos durante esta terça-feira (19), em evento que reuniu sindicatos, empresários e profissionais da área, em Aracaju. O procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro foi um dos convidados pelo Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Sergipe (Seac/SE) para palestrar no encontro.
De acordo com o procurador, foi uma oportunidade de destacar a importância da Aprendizagem Profissional. “A aprendizagem profissional é fundamental na formação de adolescentes e jovens. Nesse contexto, o Seac/SE tem um papel estratégico, enquanto sindicato patronal, para estimular que as empresas cumpram a cota de aprendizes”, afirmou o procurador Raymundo Ribeiro.
Outro ponto destacado durante a palestra envolve o poder público que, ao contratar essas empresas, deve exigir a contratação dos aprendizes, estabelecendo, nas planilhas de custos das licitações, a cota mínima de aprendizes. O procurador ressaltou também que o cumprimento da legislação, seja por parte das empresas ou do poder público, é uma realidade que transforma vidas. “Temos vários exemplos em Sergipe de adolescentes e jovens egressos do trabalho infantil, socioeducandos, abrigados etc., que estão sendo contratados por empresas e trabalham em órgãos públicos, na modalidade cumprimento alternativo da cota de aprendizes. É muito importante que as empresas cumpram a cota de aprendizes, seja por uma questão estritamente legal, seja para efetivar a sua função social, conforme a Constituição de 1988 ”, finalizou o procurador.