FRENTE INTEGRADA QUER MELHORAR SITUAÇÃO DE TRABALHO NAS PEDREIRAS DE TOMAR DO GERU

Mais de duzentos trabalhadores do município de Tomar do Geru, participaram nesta quarta-feira, 21, de uma reunião para discutir formas de regularização do trabalho nas pedreiras. O encontro organizado pela Frente Integrada de Trabalho, foi realizado na sede do sindicato dos trabalhadores rurais do município.

A Frente de Trabalho é composta por diversos órgãos e entidades que atuam de modo articulado, para a buscar a humanização do trabalho nas pedreiras de Tomar do Geru. Diversos temas foram abordados, dentre os quais, cooperativismo e associativismo.

Para o grupo, as condições de trabalho são precárias e existem dois caminhos para resolver o problema: a relação de trabalho ou o cooperativismo, ambas com a garantia de segurança e um meio ambiente de trabalho sadio.

Os representantes das instituições acreditam que o trabalho organizado em cooperativas possibilita aos trabalhadores maior remuneração, facilidade para buscar recursos, obtenção de empréstimos e benefícios do governo.

Em julho deste ano, o Departamento Nacional de Produção Mineral-DNPM interditou as atividades nas pedreiras do município por falta de condições segura de trabalho e atraso na renovação de licença ambiental.

Com a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual, contratação de engenheiro de minas, contratação de “blaster” responsável pela utilização de explosivos e apresentação de licença ambiental, as áreas foram desinterditadas e os trabalhadores puderam voltar às atividades.

A tentativa de resolver o trabalho degradante no local não é uma situação nova, há cerca de 15 anos, condições precárias de trabalho foram encontradas na região, com a existência de diversos trabalhadores mutilados, além de notícias de casos de morte e persistente trabalho infantil. Na época, também houve um esforço concentrado de diversos órgãos, o que resultou na melhoria das condições.

Contudo, com o passar do tempo, houve retrocessos nesse processo da busca do trabalho digno, razão pela qual, mais uma vez, os órgãos estão se mobilizando para viabilizar a atividade econômica com o trabalho decente.

No próximo dia 4 de outubro, a Frente Integrada de Trabalho realizará nova reunião com os trabalhadores de Tomar do Geru. O grupo é composto por Ministério Público do Trabalho-MPT, Departamento Nacional de Produção Mineral-DNPM, Ministério do Trabalho e Emprego-MTE, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração Mineral-SINDIMINAS, Secretaria de Estado do Trabalho-SETRAB, Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social-SEIDES, SEBRAE-Sergipe e Prefeitura Municipal de Tomar do Geru. Outras instituições como Ministério Público Federal-MPF, Ministério Público Estadual, Exército e Policia Rodoviária Federal-MPF também participam de reuniões para tratar sobre o tema.

Imprimir