INSTITUIÇÕES PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA COMBATER O USO DOS VENENOS AGRÍCOLAS

Será realizada na sede do Ministério Publico do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), nesta quinta-feira, dia 26, uma audiência pública para criação e instalação do Fórum Sergipano de Combate aos Impactos do Veneno Agrícola. O objetivo do Fórum é envolver a sociedade civil na discussão e adoção de medidas que visem combater o impacto do veneno agrícola na saúde do trabalhador, da população em geral e do meio ambiente.


Em Sergipe, pesquisas da Secretaria Estadual de Saúde, do Instituto Federal de Sergipe e da Universidade Federal de Sergipe demonstram índices excessivos de veneno em produtos agrícolas e contaminação de mananciais que abastecem os sistemas de águas de consumo humano, a exemplo do Rio Poxim. Foi detectado ainda que trabalhadores rurais do município de Lagarto apresentaram doenças hepáticas.
A audiência pública é coordenada pelo Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado de Sergipe. Várias instituições devem participar do evento que contará com a presença do procurador-geral do Trabalho, Luis Antônio Camargo, da subprocuradora-geral da República, Fátima Borghi e do coordenador nacional do Fórum de Combate aos Impactos do Veneno Agrícola, Pedro Serafim.

Imprimir