ESTUDANTE SERGIPANO É VENCEDOR REGIONAL DO PRÊMIO MPT DE JORNALISMO
O sergipano e estudante de jornalismo, Ícaro Prado Novaes, foi o vencedor Regional do Prêmio MPT de Jornalismo na categoria Universitário. A reportagem especial intitulada "Transporte dos Garis- O Lado Sujo da História", publicada em 4 de maio de 2016, no site Contexto Online da Universidade Federal de Sergipe, foi eleita pelos jurados como a melhor do Nordeste. A cerimônia de premiação foi realizada em Brasília-DF, no dia 1º de setembro. O jovem estudante recebeu um prêmio no valor de R$ 5 mil.
Mais de trinta trabalhos jornalísticos, de todas as regiões do país, foram finalistas do Prêmio MPT de Jornalismo 2016. Ao todo o prêmio distribuiu quase R$ 400 mil em oito categorias e dois prêmios especiais. Aproximadamente 400 trabalhos jornalísticos se inscreveram nesta edição.
Segundo o estudante de jornalismo é a primeira vez que participa de uma premiação e já está pensando na pauta para a próxima edição do Prêmio MPT de Jornalismo que será em 2017.
De acordo com Ícaro Novaes a ideia de fazer a reportagem surgiu após a divulgação de uma matéria produzida pela assessoria de comunicação do Ministério Público do Trabalho em Sergipe que tratava do transporte de trabalhadores da coleta de lixo nos estribos dos caminhões. Ao perceber a gravidade da situação, Ícaro decidiu aprofundar o tema. Conversou com o procurador do Trabalho, Raymundo Ribeiro, com representantes do Sindicato e acompanhou a rotina dos trabalhadores.
"O que mais chamou minha atenção é que os trabalhadores estão mais preocupados com a condições financeiras, o que é natural por parte deles, do que com a própria segurança e se sujeitam aos riscos impostos pelos empregadores", relata Ícaro.