A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO PRIMÁRIA DO CÂNCER DE MAMA

Sabia que até 28% dos casos de câncer de mama podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis?

O Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, este mês inteiro é voltado para a prevenção e diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais incidente entre as mulheres e a primeira causa de morte entre brasileiras. Por isso, se faz tão importante a disseminação de informações sobre o tema e o apoio à esta causa. E é seguindo esta ideia, que este ano o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) adere mais uma vez à campanha do Outubro Rosa.

Você está atenta à sua saúde?

A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama são os melhores caminhos para lidar com a doença, por isso, é necessário ficar atenta aos sinais e sintomas. É importante observar se há alguma alteração nas mamas e axilas, como o surgimento de algum caroço (nódulo), alteração nos mamilos, ou pele avermelhada. Estes são os principais sinais do câncer de mama e podem ser notados através do autoexame. Além do autoexame, também é indicado a realização da mamografia periodicamente para as mulheres entre 50 e 69 anos. Aprenda a realizar o autoexame na imagem abaixo:

 

Autoexame
Autoexame

Estar atenta aos sinais é muito importante, mas é fundamental que alguns cuidados com a saúde sejam adotados para controlar os fatores de risco e estimular os fatores preventivos. Ter uma alimentação saudável, evitar estresse, praticar atividades físicas regularmente, dormir bem, evitar bebidas alcoólicas e realizar exames de rotina são alguns cuidados que podem melhorar a sua saúde e prevenir não apenas o câncer de mama, mas também outras doenças.

Além disso, é importante que as mulheres procurem ajuda médica desde os primeiros sinais da doença, já que, segundo o Instituto Nacional de Câncer, um em cada três casos de câncer pode ser curado quando diagnosticado logo no início. Então neste mês de outubro, cuide-se e previna-se, vamos juntas trabalhar contra o câncer de mama.

Ascom MPT-SE

Imprimir