NOVEMBRO AZUL: MPT-SE ADERE À CAMPANHA
O mês de novembro é internacionalmente voltado para a prevenção e combate ao câncer de próstata. Ciente da importância deste movimento, o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) adere à campanha “Novembro Azul” e, para dar visibilidade ao tema, iluminará a fachada da sede com a cor azul durante todo o mês de novembro. A campanha busca promover a conscientização da população sobre o alto risco da doença e da importância do diagnóstico precoce.
A próstata é uma glândula sexual masculina que fica localizada na parte baixa do abdômen, e, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. A doença leva cerca de 15 mil vítimas à morte anualmente no Brasil, já em Sergipe foram identificadas 3.269 mortes entre os anos de 1980 e 2018, número apontado por um estudo publicado no periódico PLoS ONE, entretanto, quando descoberto precocemente o câncer de próstata tem 90% de chance de cura, sendo assim é importante ficar atento aos fatores de risco, à forma de detecção precoce e consultar regulamente um urologista.
Fatores de risco e detecção
A idade é um dos fatores de risco mais importante, a mortalidade aumenta significativamente após os 50 anos e, de acordo com o INCA, cerca de 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos, sendo considerado um câncer da terceira idade. Fatores genéticos também devem ser considerados, assim como o excesso de gordura corporal. Segundo o INCA a exposição à algumas substâncias no ambiente de trabalho também podem ser consideradas fatores de risco. Os trabalhadores das indústrias de eletrônicos e PVC, bombeiros e aplicadores de agrotóxicos são os mais suscetíveis à doença.
O câncer de próstata tem evolução silenciosa e na fase inicial geralmente não apresenta sintomas. Na fase avançada os sintomas começam a aparecer, sendo eles: dor ao urinar, necessidade de urinar com frequência, presença de sangue na urina ou sêmen e dores ósseas.
Logo, a melhor forma de prevenir é com a detecção precoce, que identifica o tumor na fase inicial e permite o tratamento da doença com maior eficácia.
Ascom MPT-SE