PROCURADOR DO TRABALHO VISITA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO MPT NA ESCOLA
O procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro, representando o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), participou, nesta quarta-feira, dia 03, de reunião na Secretaria Municipal de Educação de Aracaju para firmar parceria visando à implementação do projeto MPT na Escola na capital sergipana. O objetivo de unir as instituições é realizar nas escolas públicas ações que promovam conscientização de crianças, adolescentes e comunidade escolar sobre a proibição do trabalho infantil e os direitos e deveres que envolvem a proteção social da infância e adolescência, além da possibilidade do encaminhamento de adolescentes e jovens para o mercado de trabalho formal, por meio da aprendizagem profissional.
Em 2022, haverá a implementação do projeto no estado de Sergipe e o município de Aracaju foi um dos escolhidos. Segundo Raymundo Ribeiro, a capital foi selecionada por ter o maior número de estudantes e o maior índice absoluto de trabalho infantil, principalmente em feiras livres. “O MPT-SE pretende, de forma articulada com outros órgãos públicos, trabalhar o projeto MPT na Escola e a Busca Ativa Escolar. As parcerias com a Secretaria de Estado da Educação e com as Secretarias Municipais de Educação são essenciais para a execução do projeto", relata.
Sobre o projeto
O projeto MPT na Escola surgiu no Ceará, em 2008, e tem como objetivo conscientizar crianças, adolescentes e comunidade escolar sobre as causas e consequências do trabalho infantil. Periodicamente, o MPT realiza capacitação da equipe da instituição de ensino participante do projeto e distribui materiais gráficos que norteiam e viabilizam a inserção do MPT na Escola na rotina pedagógica.
Foto: Secretaria de Educação de Aracaju
Ascom MPT-SE