MPT-SE visita turma piloto de Jovens Aprendizes
Início da turma surgiu após audiência pública com instituições e empresas
24 jovens, entre 14 e 22 anos, buscam um futuro melhor através da Aprendizagem Profissional. Foi depois de uma Audiência Pública, realizada no ano passado, com a presença do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) e diversas instituições e empresas, que surgiu a oportunidade de iniciar uma turma piloto através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com a oferta do curso de operador de computador.
Na última sexta-feira (19), o Procurador do Trabalho e Coordenador Regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), Raymundo Ribeiro, participou de uma visita aos alunos. “O objetivo é que todos ou pelo menos uma parte desses aprendizes sejam absorvidos pela empresa. A Aprendizagem Profissional é o caminho correto para a profissionalização e oferece aos adolescentes e jovens um futuro melhor”, destacou o Procurador.
Também acompanharam a visita o secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles, a diretora de Educação de Aracaju, Gilvânia Guimarães, o diretor de Negócios da empresa Torre, José Carlos Dias, e representantes do SENAI. O curso começou no mês de dezembro e só foi possível através da ação conjunta dos órgãos e instituições, até mesmo para conseguir a sala onde os jovens participam das aulas. O representante da empresa Torre, responsável pela contratação da turma, disse que a iniciativa surgiu após a dificuldade em conseguir mão de obra. “Em 2022, perdemos dois profissionais da área de Tecnologia da Informação e tivemos dificuldades para encontrar pessoas qualificadas. A partir daí, surgiu a ideia de buscar jovens para que fossem preparados e a empresa possa contratá-los de forma permanente”, explicou.
O secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles, ressaltou a importância dessa parceria. “Sem dúvidas, quando saírem da sala de aula, eles serão encaminhados, através do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), e a sociedade vai colher grandes frutos por formar jovens numa área que demanda mão de obra qualificada”, ressaltou.
A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEDUC) também é parceira na iniciativa. “Educar é possibilitar uma transformação social e a escola pública tem um grande valor nesse espaço. É um dia muito importante para nós e para os jovens que estão sendo capacitados”, disse a diretora de Educação de Aracaju, Gilvânia Guimarães.
Durante cerca de um ano e meio, os jovens passarão por 500 horas de formação e 500 horas de prática na empresa. “É muito gratificante colaborar com a formação desses jovens. Sabemos da demanda nessa área e é motivo de satisfação saber que, daqui a um ano e meio, eles estarão prontos para o mercado”, enfatizou a interlocutora do Programa de Aprendizagem Industrial do SENAI Sergipe, Luciane Sampaio. Mirele Santos é uma das alunas do curso e já faz planos. “Estou muito feliz com essa oportunidade. Quero me empenhar cada vez mais e mostrar o que estou aprendendo em sala de aula, para ser contratada”, comentou a jovem.