MPT-SE, MPSE e Governo discutem oportunidades de capacitação para adolescentes

Objetivo é proporcionar formação e primeiro emprego a jovens em situação de vulnerabilidade

Conseguir uma vaga no mercado de trabalho é um desafio para milhões de brasileiros. E quando se trata da população mais jovem e vulnerável, o cenário fica ainda mais difícil. Para oferecer mais oportunidades aos adolescentes, os Ministérios Públicos de Sergipe e do Trabalho, além da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (SETEEM), se reuniram para debater o tema. O encontro aconteceu na sede do MPT-SE, em Aracaju, na manhã desta segunda-feira (22).

As Promotoras de Justiça Talita Cunegundes, Lillian Carvalho e o secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles, foram recebidos pelo Procurador-Chefe do MPT-SE, Márcio Amazonas, pela Vice-Procuradora-Chefa, Clarisse Farias Malta, e pelo Procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro.

MPT-SE MPSE e SETEEM reunidos
MPT-SE MPSE e SETEEM reunidos

Durante a reunião, foi destacada a necessidade de ampliar parcerias, com foco na Aprendizagem Profissional. “É importante fortalecer a parceria com o Ministério Público Estadual e com a Secretaria Estadual de Trabalho. Tenho certeza de que, com os mesmos objetivos e andando juntos, chegaremos mais longe e mais rápido”, afirmou o Procurador-Chefe do MPT-SE, Márcio Amazonas.

As Promotoras destacaram o que já tem sido feito para realizar a formação dos jovens em diversas áreas do conhecimento. “O Ministério Público de Sergipe (MPSE) faz um cadastro dos jovens no estado e realiza tentativas diretamente com o empresariado. Sempre que há vagas disponíveis, os jovens são acionados para passar por uma pré-seleção. Inclusive, o MPSE auxilia com a preparação, pois oferece qualificação para o público em excelente estrutura”, disse a Promotora Talita Cunegundes.

Promotora do MPSE Talita Cunegundes
Promotora do MPSE Talita Cunegundes

De acordo com a Promotora de Justiça Lilian Carvalho, uma avaliação mostrou que houve menor reincidência em relação aos jovens que passaram pela Aprendizagem. “Precisamos garantir oportunidades para quem mais precisa. Podemos fazer uma mobilização social, para que essas pessoas ressignifiquem suas vidas e busquem outros caminhos”, destacou.

Vice-Procuradora-Chefa do MPT-SE Clarisse Farias Malta e Promotora Lilian Caravalho
Vice-Procuradora-Chefa do MPT-SE Clarisse Farias Malta e Promotora Lilian Caravalho

O Procurador do Trabalho e Coordenador Regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Raymundo Ribeiro, acredita que a parceria entre as instituições pode trazer avanços. “Com essa reunião, temos uma aproximação ainda maior das instituições, com foco na erradicação do trabalho infantil, na ampliação dos cursos de Aprendizagem Profissional e na qualificação de adultos”, comentou.

Procurador-Chefe do MPT-SE Marcio Amazonas - Procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro e Secretario do Trabalho Jorge Teles
Procurador-Chefe do MPT-SE Marcio Amazonas - Procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro e Secretario do Trabalho Jorge Teles

O secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles, destacou que a SETEEM busca inserir os jovens no mercado de trabalho, através do Programa Primeiro Emprego. “Já existia uma parceria do MPT-SE e MPSE. Nós viemos nos somar com ações complementares, como o Programa Primeiro Emprego, que visa a inserção do jovem no mercado de trabalho, para gerar mais oportunidades”, concluiu.

Também participaram da reunião Ana Luiza Oliveira Sobral, coordenadora da Divisão de Equipe Interdisciplinar do MPSE, Karla Lima, psicóloga da mesma divisão, e o secretário-executivo da SETEEM, Rafael Melo. Ficou definido que será criado um Grupo de Trabalho, para alinhar a formação de novos cursos de aprendizagem e capacitação profissional.

Imprimir