MPT-SE realiza evento em homenagem às mulheres

Encontro aconteceu no auditório da PRT20

Uma manhã repleta de aprendizado, reflexões e fortalecimento do protagonismo feminino. O Dia Internacional da Mulher foi celebrado na manhã desta sexta-feira (8), no auditório do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE).

A Vice-Procuradora-Chefa do MPT-SE, Clarisse Farias Malta, fez a abertura do encontro, que contou com a participação das mulheres da Procuradoria Regional do Trabalho da 20ª Região (PRT20). “Foi um momento de aprendizado, troca de ideias, onde pudemos abordar temas tão significativos às mulheres. Apesar dos avanços já alcançados, ainda existem muitos paradigmas que precisam ser quebrados e julgamentos morais que precisam ser combatidos. Hoje, ressaltamos o sentimento de irmandade, companheirismo e união entre as mulheres desta PRT e a importância de ações e eventos como este para nosso fortalecimento”, ressaltou.

Vice-Procuradora-Chefa Clarisse Farias Malta
Vice-Procuradora-Chefa Clarisse Farias Malta

Durante a manhã, as mulheres acompanharam palestras sobre diversos temas relacionados ao universo feminino. A psiquiatra Thayane Sobral destacou a saúde mental da mulher. “É um tema muito prevalente, porque a mulher tem algumas particularidades durante as várias fases da vida. Precisamos conhecer mais esse assunto e tomar algumas atitudes para promover a saúde mental”, explicou a médica.

Psiquiatra Thayane Sobral
Psiquiatra Thayane Sobral

Outra palestrante do evento foi a ginecologista Tiana Freire, que abordou os cinco pilares da vida saudável. “É importante ter equilíbrio em todas as áreas da nossa vida e fazer escolhas intencionais em cada uma delas. Alimentação saudável, um sono reparador, atividade física de forma regular, controle do estresse e cultivar bons relacionamentos são aspectos que transcendem a realidade da mulher contemporânea”, destacou a especialista.

Ginecologista Tiana Freire
Ginecologista Tiana Freire

A desconstrução de estereótipos e tabus femininos foi outro tema do evento. A psicoterapeuta Camila Felizola promoveu uma reflexão sobre o assunto. “Isso ajuda a combater a discriminação e a violência de gênero, além de abrir espaço para que as mulheres possam se expressar livremente, escolher seus caminhos e alcançar uma vida em seu potencial sem serem limitadas por expectativas sociais e restritivas”, frisou.

Psicoterapeuta Camila Felizola
Psicoterapeuta Camila Felizola

Além das palestras, as mulheres da PRT20 tiveram, ainda, sessões de massagens relaxantes e participaram de sorteios de brindes. A servidora Creuza Gomes considerou a manhã proveitosa. "Conhecimento nunca é demais. O evento foi uma oportunidade de agregar, de ajudar as mulheres a quebrar padrões que estão estabelecidos pela sociedade, padrões que só nos prejudicam”, afirmou.

Encontro foi oportunidade de relaxamento para mulheres da PRT20
Encontro foi oportunidade de relaxamento para mulheres da PRT20

A estagiária de Direito, Brendha Silva, também gostou do encontro. "Foi bastante enriquecedor, com discursos importantes para todos, especialmente para a mulher, para que a gente possa tentar ser alguém melhor para nós mesmas", disse a estudante.

Sentimento compartilhado também pela funcionária terceirizada Genoly Mota, que viu, nas palestras, uma mensagem de valorização e autoconhecimento. “A gente precisa ser colocada pra cima, e, muitas vezes, a mulher não se valoriza. Os temas discutidos são atuais e a gente precisa colocar em prática. Foi tudo maravilhoso”, completou Genoly.

Sorteio de brindes
Sorteio de brindes

Imprimir