Aprendizagem e esporte: projeto piloto será realizado no Bairro América

Nesta primeira etapa, o foco será a prática do Judô

O Procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro realizou, na manhã desta segunda-feira (22), uma audiência com representantes das Secretarias de Estado do Esporte e Lazer (SEEL) e do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) para alinhar as ações que buscam implementar a Aprendizagem Desportiva em Sergipe.

De acordo com o Procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro, a iniciativa vai proporcionar a formação profissional de adolescentes, a partir de 14 anos, e jovens, até 24 anos, exceto se for pessoa com deficiência (hipótese em que não há limite de idade), nas diversas modalidades desportivas, em contratos de aprendizagem, inclusive na modalidade de cumprimento alternativo da cota de aprendizes. “A aprendizagem no desporto visa estimular a prática esportiva orientada, profissional e abrir a possibilidade de futuros atletas, amadores ou profissionais para quem sabe, no futuro, se tornarem também profissionais de educação física e professores das diversas modalidades esportivas”, ressaltou o Procurador.

Durante a reunião, ficou definido que o Bairro América, em Aracaju, será o escolhido para a implementação do projeto piloto, com foco na prática do Judô. A modalidade foi escolhida por causa da organização da Federação Sergipana de Judô e da existência de um projeto social de grande relevância na comunidade, com professores que têm o apoio do Batalhão da Polícia Militar do Bairro América.

No mês de Março, uma audiência com representantes do Governo na sede do MPT-SE tratou do tema e da necessidade de uma articulação entre as entidades de prática desportiva. Elas devem ser filiadas ao Sistema Nacional do Desporto e aos Sistemas de Desporto do Estado e do Município, para serem habilitadas como formadoras na área do desporto para fins de aprendizagem profissional.

“A Federação Sergipana de Judô já tem envolvimento em vários projetos sociais, inclusive em parceria com a Polícia Militar. Essa reunião foi importante para gente envolver as entidades que farão parte do projeto”, afirmou a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas. Ainda, de acordo com ela, o intuito é expandir o projeto piloto construído com a Federação Sergipana de Judô para outras modalidades. “Dessa forma, todo o estado de Sergipe ganha, porque quando o jovem consegue aliar esporte e educação e ter um ganho financeiro, isso só pode dar certo”, conclui.

O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Jorge Teles, reforçou o fortalecimento da iniciativa para o processo de inserção dos jovens no mercado. “A aprendizagem no esporte já é uma realidade, muitos jovens praticam esporte, mas o que estamos discutindo é a falta de um curso adequado, que ofereça remuneração para ele focar no esporte. Com essa oferta de aprendizagem dentro do esporte, sem dúvida nenhuma, grandes talentos do estado vão ter a condição inicial de se dedicar à prática esportiva”, comentou o secretário.

O presidente da Federação Sergipana de Judô, Euder Lima, disse que a iniciativa vai contribuir para a divulgação da modalidade esportiva. “Muitos Jovens Aprendizes vão poder disseminar o Judô. O projeto é uma oportunidade para pessoas que tanto necessitam e poderão ter uma renda para fazerem o que realmente gostam. Agradeço ao Ministério Público do Trabalho pela iniciativa e vamos colocar esse projeto para andar”, destacou.

Termo de Cooperação

Após a reunião, ficou definido que será marcada uma data para assinatura do Termo de Cooperação, com a formalização da parceria e atribuições de cada instituição no projeto.

Imprimir