MPT-SE celebra 15 anos de instalação da sede em Aracaju

Em 24 de abril de 2009, foi inaugurado o prédio da instituição no Bairro Cirurgia

Há 15 anos, o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) dava um passo importante para o melhor atendimento às trabalhadoras e trabalhadores. Em 24 de abril de 2009, foi inaugurada a sede da instituição no Bairro Cirurgia, em Aracaju. Tudo começou em 2008, na gestão do então Procurador-Chefe, Maurício Coentro Pais, atualmente Procurador Regional do Trabalho, quando a Procuradoria Regional do Trabalho da 20ª Região funcionava no Bairro Atalaia. "Era um bairro maravilhoso, mas a gente sabia que não era o melhor caminho de acesso aos trabalhadores e para a estrutura física. Foi então que conseguimos esse prédio, cedido pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU)”, contou.

Antiga sede da PRT20 no Bairro Atalaia
Antiga sede da PRT20 no Bairro Atalaia

A partir daí, foram inúmeros os desafios. O Procurador do Trabalho Adroaldo Bispo, à época Vice-Procurador-Chefe do MPT-SE, falou sobre o esforço para tornar o sonho realidade. “O MPT não tinha recursos e o Procurador Maurício Pais não mediu esforços, arregaçou as mangas e bateu às portas de cada gabinete da bancada parlamentar federal de Sergipe, em busca de emendas”, destacou.

O diretor Regional da PRT20, Cláudio Chagas, disse que, após a cessão do imóvel, começou o processo licitatório. “Foi um período muito difícil. Nossa Regional é pequena, tem poucos servidores, e não temos no quadro arquitetos, engenheiros, e por isso contamos com muito apoio, juntamente com a contratação de apoio técnico, junto à Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (CEHOP)”, pontuou.

As obras

O servidor Heli Henriques Nascimento participou de todo o processo. Ele é analista do Ministério Público da União (MPU) e tem formação em Engenharia Civil. “Participei desde a elaboração do projeto, vendo todas as dificuldades. Aqui, eram dois prédios. Ficou praticamente o esqueleto. Toda a parte estrutural ficou, mas o resto, as paredes, tudo foi demolido”, lembra Heli.

Obra durou aproximadamente um ano
Obra durou aproximadamente um ano

Durante aproximadamente um ano de intenso trabalho, a equipe da Comissão de Fiscalização da obra fez o possível para que a sede fosse entregue no prazo estipulado. E assim ocorreu. Em 24 de abril de 2009, foi inaugurada a sede da instituição na Avenida Desembargador Maynard, no Bairro Cirurgia, em Aracaju. Em uma localização estratégica, os resultados logo apareceram. “De maio a dezembro de 2009, nós tivemos mais que o dobro do número médio anual de denúncias. Isso significa que o MPT se tornou mais visível”, ressaltou o Procurador Adroaldo Bispo.

Desde 2009 sede do MPT-SE funciona no Bairro Cirurgia
Desde 2009 sede do MPT-SE funciona no Bairro Cirurgia

Homenagens

Nesta quarta-feira (24), no auditório da instituição, servidores (as) que integram a PRT20 acompanharam um vídeo comemorativo, que conta a história da mudança de sede. O Procurador-Chefe, Márcio Amazonas, destacou o empenho e a coragem de membros e servidores. “Para mim é um motivo de muita honra e muito orgulho estar aqui hoje, diante de pessoas que construíram efetivamente essa história. Para muitos, a história está sendo construída a partir de agora. Mas ela só existe porque algumas pessoas entenderam essa necessidade de mudança. Essa instituição é construída por diversos servidores especializados, estagiários, membros, pessoas de tanto valor, a quem precisamos dizer: muito obrigado”, frisou.

A Vice-Procuradora-Chefa do MPT-SE, Clarisse Farias Malta, falou da alegria em fazer parte da instituição. “Quero externar meu profundo agradecimento por todo mundo que faz parte dessa casa e dizer que eu tenho um respeito e admiração muito fortes. Sou feliz aqui e caminhar com vocês é especial demais”, destacou.

A servidora Fátima Macedo, que acompanhou todo o processo de mudança, comentou sobre os desafios e a satisfação em fazer parte dessa história. “Nunca houve um dia em que não tivesse disposta a sair de casa. O MPT faz parte da minha vida e tenho muito orgulho dessa instituição”, finalizou a servidora.

Servidora Fatima Macedo e diretor regional Claudio Chagas relembram dificuldades antes da nova sede
Servidora Fatima Macedo e diretor regional Claudio Chagas relembram dificuldades antes da nova sede

Imprimir