MPT-SE participa de Diálogo sobre a Conciliação no TRT-20
Evento foi uma preparação para a 8ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista 2024
O Procurador do Trabalho Adson Souza do Nascimento foi um dos debatedores do evento “Diálogo sobre a Conciliação: resolução adequada de disputa, gerenciamento dos processos, do conflito e a prevenção da violência”. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (9), na Escola Judicial (Ejud-20).
Durante o evento, o Procurador destacou a importância da conciliação e a criação do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA), no Ministério Público do Trabalho (MPT), para solução de conflitos trabalhistas. “Recentemente, inclusive, foi aprovado um protocolo de mediação, no âmbito do MPT, observada a perspectiva de gênero. É uma visão bem específica e que demanda um cuidado todo especial”, destacou o Procurador.
Segundo o Procurador Adson Souza, trata-se de uma mudança de mentalidade que se faz necessária. “Nossa capacitação inicial, nossa formação acadêmica e até do cotidiano é para uma atividade processual, litigiosa, resolvida por força de uma sentença de uma decisão judicial. Precisamos, de fato, de uma nova roupagem. Por isso é tão importante a capacitação de todos”, pontuou.
A juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT/BA), Doroteia Silva de Azevedo Mota, foi uma das convidadas e palestrou sobre o tema. O evento foi uma preparação para a 8ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista 2024 e realizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) e o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE). O encontro foi mediado pelo coordenador do Nupemec e do Cejusc-JT do 2º grau, desembargador do TRT/SE, Thenisson Santana Dória e a coordenadora do Cejusc-JT do 1º grau, juíza auxiliar da 3ª VT de Aracaju, Júlia Borba Costa Noronha.
Também participaram o juiz auxiliar da 8ª Vara do Trabalho de Aracaju e presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 20ª Região (Amatra 20), Carlos João de Gois Júnior; o presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe (OAB/SE), João Alberto Santos de Oliveira; e a presidente da Associação Sergipana de Advogados Trabalhistas (Assat/SE), Gabriela Milano, além de magistrados(as), advogados(as), servidores e jurisdicionados, reclamantes e reclamados(as).