Estudante sergipano avança para etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2024
Waldson Eduardo Santos é finalista nacional na categoria desenho
O Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou, na última quarta-feira (13), os finalistas nacionais do Prêmio MPT na Escola 2024, uma iniciativa que promove a conscientização sobre a importância do combate ao trabalho infantil. Representando Sergipe, o estudante Waldson Eduardo Santos, do 8° ano da Escola de Ensino Fundamental Sagrada Família, em Neópolis, figura entre os três finalistas na categoria desenho com sua obra intitulada “EPIs Garantem Segurança”.
Com o tema “A Escola no combate ao trabalho infantil”, a edição deste ano do Prêmio envolveu alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que puderam concorrer em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho. Alunos dos 8º e 9º anos, como é o caso de Waldson, abordaram questões sobre segurança e saúde no ambiente escolar e no trabalho.
Para o procurador do Trabalho e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), a conquista de Waldson representa o esforço conjunto do estado de Sergipe. “A sensação é de dever cumprido. Sergipe teve uma participação muito expressiva na premiação e, sem dúvidas, a vitória nos serve de estímulo para alcançarmos uma participação ainda maior nos próximos anos”, destacou.
Ao todo, 110 trabalhos foram inscritos em Sergipe, representando estudantes da rede pública dos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Ilha das Flores, Siriri, Neópolis, Itaporanga, Estância, Lagarto, Pacatuba, além de escolas estaduais. Nacionalmente, o prêmio contou com a participação de mais de 19 mil alunos, matriculados em 403 escolas de diferentes estados do país.
Agora, Waldson e outros dois estudantes de cada uma das quatro categorias aguardam o resultado da etapa nacional. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 4 de dezembro, às 14h, em formato virtual, com transmissão pelo canal TVMPT no YouTube, onde serão reveladas as colocações de 1º, 2º e 3º lugares.
*Fotos: Arquivo pessoal